sábado, 24 de abril de 2010

Cuidados devem ser tomados na doação de leite materno

Leite doado pode ser perdido devido à falta de higiene e má conservação, por exemplo.

O Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, em São Paulo, realizou um levantamento que mostra que cerca de 10% do leite humano doado em coleta doméstica é perdido devido a problemas como falta de higiene, conservação ou contato com calor excessivo. A maternidade iniciou uma campanha para esclarecer como as mães devem fazer para doar leite materno, com o intuito de evitar essa perda. O informativo “10 passos para se tornar doadora de leite humano” detalha todas as etapas do processo, desde a decisão de doar o leite até a entrega a um banco de leite.

Segundo a coordenadora do estado de São Paulo de bancos de leite e responsável pelas doações no hospital, Maria José Guardia Mattar, todo leite doado passa por uma análise de qualidade e por um exame microbiológico ao chegar lá. Ela afirma que parte das doações geralmente está com acidez alterada, o que torna o descarte obrigatório.

As campanhas sobre doação de leite são intensificadas em alguns períodos, como outubro e novembro, por serem meses próximos a época de férias, na qual o volume de leite doado pode cair bastante. “Quando fazemos campanha aumentamos o volume de leite doado, mas também perdemos mais material devido a esses problemas. Por isso, a partir da primeira coleta passamos a fazer visitas nos domicílios dessas mães para observar o modo como o leite está sendo retirado, tirar as dúvidas quanto ao armazenamento e, assim, diminuir a perda”, conclui a coordenadora.

Algumas dicas para quem quer doar leite:

  • Ser saudável. Não fazer uso de drogas ou medicamentos, fumar menos de 10 cigarros por dia e não tomar mais de duas doses de álcool diariamente
  • Entrar em contato com o banco de doação de leite mais próximo de sua residência
  • Esterilizar o frasco (ferver o frasco por volta de 15 a 20') e deixar secar naturalmente
  • Retirar anéis e pulseiras e lavar as mãos e antebraços com água e sabão
  • Fazer massagens suaves e circulares e "chacoalhar" as mamas para "fluidificar" o leite
  • Desprezar os primeiros cinco jatos de leite antes de iniciar a coleta
  • Escrever no frasco o nome da doadora, data da 1ª coleta e do nascimento do bebê, e levar ao freezer
  • Quando o frasco estiver cheio ou no décimo dia após a 1ª coleta (o que acontecer primeiro), deve-se ligar para o Banco para pedir para irem buscar o leite coletado.

Fonte: Banco de saúde. 27/03/09 Atualizado em 11/01/10

até a próxima postagem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário